Plantel, elenco, time, equipe…

Por mais que eu esteja acostumado a ler e ouvir profissionais de imprensa e da escrita denominarem grupos de jogadores de clubes de futebol de plantel, isso ainda me causa um certo mal estar linguístico.

Atribuo isso ao fato de ter completado meu ensino médio (em 1985) em uma Escola Técnica de Agropecuária, na qual os grupos de animais (caprinos, suínos, equinos, bovinos, etc) eram referidos como plantel (téis).

Desta forma, plantel sempre me lembra um conjunto de animais.

Embora eu saiba que plantel também denomine um grupo de profissionais de alta capacidade, acho que não poderia falar de atletas utilizando essa palavra, pela conotação que ela tem pra mim (ou pode ser apenas preconceito linguístico da minha parte também; não excluo esta possibilidade).

A um grupo de atletas prefiro chamar de elenco, time, equipe, etc.

Plantel certamente será minha última opção, mesmo que os dicionários mostrem que não há erro nisso, como é demonstrado por esta citação do Dicionário Digital Aulete (disponível para baixar aqui):

sm.

1 Zootec. Qualquer conjunto de animais, esp. os de boa qualidade: plantel avícola brasileiro; plantel de reprodução.

2 Fig. Grupo de profissionais de uma agremiação esportiva, empresa etc., esp. quando muito capazes: O time está com um bom plantel.

3 Restr. Zootec. Lote de animais de boa raça, selecionados para reprodução.

4 Ant. Hist. O conjunto dos escravos de um senhor, uma província, uma região, um país.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *