Não confunda gume com legume!

Li uma matéria no site da Globo sobre o pessoal do BBB11 e fiquei com ‘uma pulga atrás da orelha’ com um comentário de um participante, que disse, ao comentar sua possível eliminação (sobre a coragem e o medo de passar por aquilo), que aquela situação era “uma faca de dois legumes”.

A matéria ainda diz que uma participante lhe pergunta o que significa a expressão, que o outro explica, mas a questão permanece: o rapaz não esclarece pra moça se o que ele fez foi um trocadilho com a expressão uma faca de dois gumes ou se ele não sabe que falou errado.

Pra quem não sabe, o gume é o lado afiado da faca ou de qualquer instrumento cortante, o fio, o corte, o releixo.

Uma faca de dois gumes é uma faca que corta dos dois lados. Referir uma situação dessa maneira indica que há perigo em ambos os lados para onde se queira ir ou escapar. Em suma, é uma situação delicada, pois ao menor descuido a pessoa pode se dar mal (aliás, utilizar essa expressão sem conhecê-la corretamente é uma aplicação prática dela, já que o rapaz pode passar por ignorante).

Já o legume é um fruto tipo vagem, ou que é produzido em vagem, como os feijões, soja, etc., frutos das leguminosas.

No entanto, no Brasil, legumes também englobam as hortaliças, tipo abobrinha, berinjela, chuchu, beterraba, brócolis, etc.

Assim, se você não sabe a diferença entre gume e legume, não tente parecer mais inteligente do que é, falando o que não sabe. Eu prefiro pecar pela modéstia.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

Avalie este artigo

Avaliação média: 4.33
Total de Votos: 3

Não confunda gume com legume!

Um pensamento em “Não confunda gume com legume!”

  1. O trocadilho desta expressão é muito utilizado como brincadeira. Então com certeza o rapaz que falou “dois legumes” sabia que estava a falar errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *