Dar uma palinha ou uma palhinha?

Dar uma palinha” é uma expressão que derruba muita gente na hora da escrita. Por causa da dúvida que ela suscita entre ‘palinha’ e ‘palhinha’.

Hoje mesmo um artigo no GE.com caiu nessa armadilha. Primeiro, o artigo sobre Neymar disse que o jogador considerou sua apresentação na Inglaterra “uma palinha” (está registrado no link da matéria, basta conferir aqui).

Depois a chamada foi corrigida para “…é uma palhinha”.

Para dirimir a dúvida, lembro que a expressão “dar uma palinha”, que é a forma correta, é , segundo o juiz Carlos Oliveira Jr., uma forma diminutiva de “dar uma pala”, ou seja, uma amostra de algo, uma pista, um adiantamento do conteúdo. É muito utilizada por músicos em entrevistas, quando cantam trechos de seus sucessos.

Quanto à versão “dar uma palhinha”, ela somente poderá ser usada se o falante estiver se referindo a um cigarro de palha, já que palhinha é o diminutivo de palha.

Para completar, palhinha também significa chapéu de palha masculino, fragmentos de palha ou trançados de palha para assentos e encostos de cadeiras e sofás, de acordo com o Aulete Digital.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

3 Comments

Leave a Reply