Confeito não é confete, mas é quase!

Ás vezes eu tomo sustos na internet. Ao ler em um site uma receita de “bolo de confete”, cuja cobertura é feita de confeitos, fiquei confuso, ao notar que ambos os termos são utilizados com significados idênticos.

Como adoro carnaval e doces, e mesmo nunca tendo conferido essas palavras no dicionário, lembrei-me imediatamente que confetes (discos de papel colorido) são usados no carnaval, junto com as serpentinas (fitas de papel colorido); e confeitos são colocados em bolos e doces, daí o nome confeitaria, nome da profissão e local onde doces e bolos são produzidos.

Assim, para tirar a dúvida sobre o sentido dessas palavras, vamos recorrer ao querido Aulete Digital: confete (do italiano confetti), é:

(Porção de) rodelinhas de papel colorido que as pessoas costumam atirar umas nas outras durante o carnaval ou outras festas e festejos.

Já os confeitos (do italiano confetto), também segundo o Aulete Digital (adoro dicionários!), são:

1 Guloseima de açúcar em ponto vítreo, a que se adicionam sabor e cor artificiais; BALA; REBUÇADO.

2 Pequenas pastilhas ou bolinhas feitas de açúcar e corantes, us. para confeitar bolos e doces.

E tem um outro detalhe que junta essas duas palavras, que “pesquei” no Aurélio: em italiano, confetti é o plural de conffeto (parece óbvio, mas, infelizmente, nunca estudei italiano, além de já ter sido alertado para os falsos cognatos entre línguas de mesma origem).

De qualquer forma, como a pastilha adocicada se transformou em rodelinha de papel, não é por acaso que os termos mantém sua familiaridade. Afinal, onde houver confeitos e confetes, há festa!

De quebra, ainda temos a expressão “atirar confetes” em alguém, que significa tanto um enaltecimento (sincero) quanto uma bajulação.

Em suma, tanto nas coisas quanto nas palavras, é preciso saber a tênue diferença entre os termos, para não sair por aí dando mancada.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

4 pensamentos em “Confeito não é confete, mas é quase!”

  1. De tanto saber terminamos sem saber que bolo de confete nada mais é que um bolo com cobertura de chocolate em forma de confete e colorido… hehehe

  2. Professor, esta receita foi nomeada de Bolo de Confete não por uma confusão com os confetes de papel e os confeitos. Confete também é o nome comercial dado às pastilhas de chocolate, de determinada marca, com as quais se faz o famoso bolo.

  3. Myrian,
    a concordância de gênero com os pronomes de tratamento é indicada pelo sexo da pessoa referida.
    Abraço.

  4. Professor,

    Como se faz a concordância de gênero com os pronomes de tratamento? Quero dizer, Vossa Exelência, sendo um homem, é belo ou é bela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *