Alambre, alambrado, inalâmbrico

Fiquei intrigado quando ouvi o termo inalâmbrico pela primeira vez, e tive que perguntar ao meu amigo, Dr. Queiroz, o significado da expressão, que veio para o português a partir do idioma espanhol.
E ele [o doutor], naturalmente, me explicou que a palavra inalâmbrico quer dizer comunicação sem fio, ou seja, a tradução da palavra inglesa wireless (a comunicação sem fio vai de um simples controle remoto de tv ou de portão de garagem a aparelhos celulares e redes sem fio).

PESQUISA

Como sempre, fui fazer meu ‘dever de casa’: pesquisar o termo.
E foi então que descobri que inalâmbrico tem origem na palavra alambre, que significa fio metálico, arame.
Daí, por extensão, alambre gerou a palavra alambrado, ou cerca de arame trançado ou em malha quadrangular, que todo mundo no Brasil conhece, por ser comum ao redor de campos de futebol.
De alambrado, ou alâmbrico, surgiu seu oposto, inalâmbrico, ou inalambrado: construído sem a utilização de arames ou fios.

LEMBRETE E ADENDO

Agora um lembrete especial: a palavra alambre, na acepção (sentido) acima, vem do latim tardio aeramen, -inis, através do castelhano; já alambre, substantivo masculino originado do árabe al-‘anbar, embora tenha a mesma grafia e pronúncia em português que o outro alambre, tem dois significados diferentes do anterior: ‘o mesmo que âmbar’ e ‘pessoa esperta, finória’ (fonte: Michaelis).
A nossa língua é mesmo genial!
*
Adendo: o termo inalâmbrico não está registrado nem no Aurélio (impresso ou online), nem no Aulete Digital e nem no Michaelis online. Ah, e muito menos no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras. Assim, estou inserindo o registro escrito desta palavra em nossa língua (não quero dizer que eu seja o primeiro a fazer isto, mas sou o único que conheço que já o tenha feito 🙂 ).

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Alambre, alambrado, inalâmbrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *