Acento Diferencial

O acento diferencial é utilizado para distinguir uma palavra de outra que se grafa de igual maneira.

Usamos o acento diferencial — agudo ou circunflexo — nos vocábulos da coluna esquerda para diferenciar dos da direita (ver tabela).

Resolvi elaborar a curta explicação acima, a que cheguei após uma simples consulta à gramática, porque eu tinha dúvida sobre a existência ou não de acento diferencial para o vocábulo “fora”.

Tanto pode ser o antônimo de “dentro”, quanto a primeira (ou terceira) pessoa do pretérito mais que perfeito dos verbos ser ou ir. Eu jurava que um caso era “fora” e o outro “fôra”, mas estava enganado.

 

côa/côas (verbo coar) coa/coas (com + a/as)
fôrma (molde; peça de madeira que imita o pé) forma (limites exteriores da matéria com configuração ou aspecto particular)
pára (terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo parar) para (preposição)
pélo/pélas e péla (verbo pelar e substantivo) pela/pelas (per + a/as)
pêlo/pêlos e pélo (substantivo e verbo pelar) pelo/pelos (per + o/os)
péra (arcaísmo-substantivo pedra) pera (arcaísmo-preposição para)
pêra (fruto da pereira) pera (arcaísmo-preposição para)
pôde (pretérito perfeito do indicativo de poder) pode (presente do indicativo de poder)
pólo/pólos (substantivo: eixo em torno do qual uma coisa gira) polo/polos (aglutinação da preposição por e dos artigos arcaicos lo/las)
pôlo/pôlos (falcão, açor ou gavião com menos de um ano) polo/polos (aglutinação da preposição por e dos artigos arcaicos lo/las)
pôr (verbo) por (preposição)

Fiquei surpreso ao constatar, por exemplo, que eu me pélo para fazer aquilo que mais aprecio. Eu nunca havia usado este acento na vida.

Creio que a tabelinha acima esteja completa. Se alguém tiver mais algum caso de acento diferencial na Língua Portuguesa, vou ficar muito feliz de ser informado.


Sinto-me ligeiramente deslocado ao preocupar-me com gramática e ortografia, haja vista a maneira como a maioria das pessoas escreve em seus blogs.

Mas não é por isso que vou mudar minha maneira de pensar, ou seja, continuarei a escrever corretamente e a ensinar aos outros a fazer isso.

Para mais informações sobre o assunto, acesse o artigo sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Divirta-se aprendendo ou aprenda se divertindo.

Que tal compartilhar este texto com seus amigos? Basta um clique e estará nos ajudando muito!

30 Comments

Leave a Reply